16Jan
Manual De Preservaçao Das Areas Comuns Do Condominio

Manual de preservação das áreas comuns do condomínio

Viver em um condomínio tem sido uma escolha de cada vez mais famílias. Seja pela segurança, pelas áreas de lazer disponíveis ou pela oportunidade de interação social com outras famílias, os condomínios são uma boa opção para quem deseja adquirir uma residência.

Os espaços comuns, apesar de serem muito bons para interação, podem representar um motivo de desentendimento para as famílias que moram em um condomínio. Por isso, fazer a sua parte para mantê-los sempre limpos e conservados é o ideal. Afinal, um condomínio com áreas comuns bem cuidadas reflete o comprometimento dos moradores em torná-lo um lugar melhor para todos.

Para ajudar a evitar desentendimentos com seus vizinhos, a Whitening preparou esse artigo, que é um manual de preservação das áreas comuns do condomínio.

Como preservar as áreas comuns do condomínio

Mesmo que conservar as áreas comuns e providenciar a limpeza de condomínios seja obrigação da administração, é muito importante a colaboração de todos os condôminos para que isso aconteça. Algumas atitudes aparentemente simples podem refletir na limpeza e conservação dos locais e, se cada um fizer a sua parte, vários desentendimentos podem ser evitados.

De uma maneira geral, não jogar lixo no chão, não deixar coisas espalhadas e respeitar o direito do outro são coisas básicas para o bom convívio em qualquer lugar, não apenas no condomínio. Mas, algumas áreas comuns necessitam de uma atenção específica. Por isso, separamos alguns espaços que são comuns em quase todos os condomínios, e maneiras de mantê-los sempre preservados.

1- Garagem

condomínio

  • Vagas: Problemas com vagas de garagem estão no topo dos motivos de brigas entre vizinhos. As vagas da garagem no condomínio são divididas de acordo com o número de condôminos. Então, mesmo que seu vizinho não possua carro, ele tem direito a uma vaga na garagem. Nada te impede de conversar, talvez essa vaga possa ser emprestada ou alugada a você. No entanto, seu vizinho não tem obrigação de te ceder a vaga. Respeite esse direito dele e evite discussões.
  • Garagem/depósito: Outro problema é gerado a partir de acúmulos de objetos na vaga de garagem. A grande maioria dos condomínios proíbe os moradores de utilizarem sua vaga, ainda que desocupada, como depósito. Portanto, para evitar problemas, procure saber se no seu condomínio essa prática é proibida ou não.
  • Cuidados com veículo: Procure manter sempre as revisões do seu veículo em dia. Muitos acidentes dentro da garagem podem ser causados por vazamentos de óleo e gasolina. Além disso, esses líquidos tornam a garagem um ambiente sujo e com cheiro desagradável.

2- Playground

condomínio

  • Atenção às crianças: Essa área do condomínio requer um cuidado ainda mais especial, uma vez que os frequentadores são, em sua maioria, crianças. Nunca deixe crianças sozinhas no playground. Acidentes acontecem, mas, sem a supervisão de um adulto, podem ser ainda mais graves. Combine com seus vizinhos com filhos para que, cada dia, alguém seja responsável por supervisionar a brincadeira. Assim, além de mais segurança para as crianças, pode haver mais interação entre os vizinhos.
  • Cuidado com os brinquedos: Por mais que a administração do condomínio seja a responsável por manter os brinquedos, cabe a cada morador cuidar, para que eles sejam preservados. Caso haja algum problema, a administração deve ser comunicada com urgência, para que seja resolvido o mais rápido possível.
  • Destino do lixo: Por último, nunca é demais falar a respeito do lixo. Em um ambiente com muitas crianças, é normal que haja maior produção de lixo. Não espere que a equipe da empresa de limpeza contratada pela administração faça todo os serviço. Dê o destino adequado ao lixo produzido por você e as crianças e os ensine, desde cedo, que o lixo tem lugar certo, no condomínio e em qualquer lugar.

3- Salão de festas e área de churrasco

condomínio

  • Agendar com antecedência: As datas são um conflito constante no uso do salão de festas. Portanto, quando o dia do evento for definido, adiante-se e faça a reserva do salão. Isso garante a data a você e evita transtornos. Além disso, caso a data esteja ocupada, mude ou procure outro lugar. É muito importante lembrar que seus vizinhos têm tanto direito de usar o salão de festas do condomínio quanto você.
  • Cuidado com o barulho: Nesse ponto, bom senso é fundamental. Não apenas com a questão do volume do som, mas do barulho em geral. Mais do que regras do condomínio, a quantidade de decibéis permitidos em uma festa são previstos em lei. Manter o barulho sob controle vai além de respeitar seus vizinhos, mas é passível de consequências judiciais. Para não chegar a esses extremos, tenha cuidado para que sua festa não incomode os vizinhos e evite que ela se estenda até muito tarde.
  • Devolver o lugar da maneira que encontrou: É muito importante ter a consciência de que trata-se de um lugar de uso comum. Portanto, após o fim do seu evento, limpe o salão de festas do condomínio, certifique-se de que nada foi danificado e devolva todo o material ao seu devido lugar, para evitar transtornos maiores.

Limpeza periódica é fundamental

Além de todos os cuidados por parte dos condôminos para que as áreas comuns do condomínio sejam preservadas, é muito importante que haja a contratação de uma firma de limpeza, especializada em áreas com grande fluxo de pessoas, para fazer a limpeza periódica dos espaços.

Para isso, conte com a Whitening Multiserviços! Trabalhamos com a terceirização de serviços de limpeza e conservação, com uma equipe bem treinada e preparada para deixar as áreas comuns do seu condomínio limpas, para serem bem utilizadas por todos!

Entre em contato e conheça nossos serviços!