Como reciclar o lixo do escritório

Como reciclar o lixo do escritório

A produção de lixo no Brasil tem crescido assustadoramente. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), de 2003 a 2014 houve um aumento de 29% na quantidade de lixo produzido no país, que chega a 240 mil toneladas. Dessa quantidade, apenas 58,4% têm o destino correto, enquanto o restante lota aterros sanitários e lixões, em sua maioria irregulares, espalhados pelo país. Além disso, pouco mais de 20% das cidades brasileiras apresentam programas de reciclagem e coleta seletiva, sendo que mais de 70% de todo o lixo produzido poderia ser reciclado.

Assustado com esses números? Saiba que você pode contribuir para que eles diminuam! A cidade do Rio de Janeiro possui coleta seletiva de lixo e, por isso, você pode ajudar começando a reciclar o lixo do escritório onde você trabalha. Quer saber como? A Whitening te ajuda! Nesse artigo, vamos explicar o que é coleta seletiva, por que ela é tão importante e como separar e reciclar o lixo do escritório.

Entenda como funciona a coleta seletiva

A coleta seletiva do lixo é um processo que separa e recolhe os resíduos descartados, de modo que o que pode ser reciclado é separado do lixo orgânico, ou seja, aquilo que não pode ser reaproveitado, como restos de comida, que poderão ser utilizados para a composição de adubo orgânico. Os materiais recicláveis são separados em papéis, plásticos, metais e vidros, que serão destinados às empresas que os utilizam para a fabricação de matéria prima ou, até mesmo, outros produtos.

Reciclar o lixo do escritório, de casa ou de estabelecimentos comerciais por meio da coleta seletiva é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas que vivem da coleta de materiais recicláveis, representa também economia para as empresas que reutilizam estes materiais e diminuição da quantidade de lixo descartado de maneira errada no meio ambiente, em aterros, lixões e nas vias públicas. No fim de 2014, entrou em vigor o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que passou a proibir a existência de lixões no Brasil. Mas, estima-se que ainda existam cerca de 2500 espalhados por todo o país, funcionando ilegalmente.

Diferentemente dos lixões, a coleta seletiva dá o destino correto ao lixo, diminuindo drasticamente os impactos gerados pelo descarte incorreto no meio ambiente. Apesar de caminharmos a passos lentos para um país em que 100% do lixo é reciclado, podemos ter esperanças, já que o número de cidades com coleta seletiva no Brasil mais do que dobrou nos últimos 6 anos.

Dicas para reciclar o lixo do escritório

Tente reduzir a quantidade de lixo

Antes mesmo de se pensar em reciclar o lixo do escritório, é preciso criar meios de reduzir a quantidade de lixo produzido. Muitas vezes, existe um consumo demasiado e desnecessário de recursos, principalmente de papel. Em tempos de comunicação eletrônica, com emails e mensagens instantâneas, não há necessidade de tanto desperdício. Para cada tonelada de papel gasto, são necessárias aproximadamente 20 árvores e mais de 26 mil litros de água. Então, pense bem antes de imprimir aquele comprovante que pode perfeitamente ser enviado por email!

Mantenha lixeiras de reciclagem

dicas para reciclar o lixo do escritório

Manter lixeiras separadas para cada tipo de lixo facilita muito na hora de dar o destino correto a ele. Sendo assim, mantenha lixeiras distintas para papel, plástico, vidro e metais, além de uma para lixo orgânico. Vale lembrar que aparelhos eletrônicos e pilhas devem ser descartados de forma correta, para que sejam reaproveitados adequadamente. Também os insumos hospitalares não devem se misturar na hora de reciclar o lixo do escritório.

Dê o destino correto a cada tipo de lixo

Metais, plásticos, vidros e papeis podem ser reciclados em diferentes pontos e, inclusive, podem ser coletados por cooperativas de catadores desses tipos de materiais. Já o lixo orgânico pode ter dois destinos: ser usado para a transformação de adubo orgânico ou ser recolhido nas coletas realizada pelas prefeituras, para serem encaminhados aos aterros sanitários regulamentados, que não oferecem riscos à saúde pública ou ao meio ambiente.

Oriente a equipe para que colabore

O hábito de reciclar o lixo do escritório só irá funcionar se todos colaborarem. Oriente a equipe para que separe corretamente os materiais recicláveis dos orgânicos, peça ajuda para encontrar destino para os materiais recicláveis e, principalmente, cobre empenho para que haja economia dos recursos da empresa. Dessa forma, além de diminuir os gastos com material de escritório, todos irão ajudar a poupar os recursos ambientais.
Uma maneira de facilitar na hora de reciclar o lixo do escritório, é contar com um profissional treinado para realizar a limpeza. Essa pessoa saberá o que fazer para separar corretamente o lixo e dar o destino correto dado a ele.

Um profissional competente para a limpeza do seu escritório você encontra em uma empresa de limpeza que realiza a terceirização de serviços. A Whitening é uma firma de limpeza que possui experiência com a terceirização de mão de obra capacitada, para realizar a limpeza e conservação de escritórios e condomínios. Conte com os profissionais da Whitening para cuidar do seu escritório! Entre em contato e conheça os nossos serviços.