Veja como fazer um treinamento correto para telefonistas

Veja como fazer um treinamento correto para telefonistas

Mais do atender ligações e fazer chamadas, o telefonista é o porta voz da empresa na qual ele trabalha. É ele quem faz a ponte de comunicação entre a empresa e o público. Agilidade, destreza, empatia e paciência contam muito para quem deseja se destacar nessa área. Porém, também é muito importante que o futuro profissional receba um treinamento adequado. Afinal, o bom atendimento prestado por um profissional de excelência refletirá na forma como a empresa é vista pelo público. Pensando nisso, compartilhamos cinco passos importantes para te ajudar a fazer um treinamento de correto para telefonistas em sua organização. Confira!

5 passos para fazer um treinamento correto para telefonistas

On The Phone.

1. Monte um cronograma com todas as etapas do treinamento

Não basta querer fazer um treinamento correto para telefonistas se você não tem um cronograma com definido com todas as atividades. Então, o primeiro passo a ser feito é estabelecer datas e horas dedicadas à execução de cada etapa do treinamento. Ou seja, monte uma sequência com todas as fases a serem concluídas, da apresentação do espaço onde será o treinamento até os aprendizados finais. O importante é que se respeite uma ordem em que as informações sejam passadas de forma complementar entre cada fase do treinamento.

2. Gentileza, educação e eficiência fazem parte do aprendizado

Em um primeiro momento, subentende-se que a gentileza, a educação e a eficiência devam compor a personalidade de quem quer ser telefonista. No entanto, é no treinamento que essas condutas precisam ser reforçadas pelos instrutores.

A eficiência somada à gentileza e à educação possibilita que o telefonista se torne solícito e atento às necessidades de quem entra em contato com a empresa.

Portanto, para fazer um treinamento correto para telefonistas é necessário deixar claro desde o começo que tais normas de boa conduta valem a para vida dentro e fora do local de trabalho.

3. Treine corretamente a comunicação

Se você quer mesmo fazer um treinamento correto para telefonistas, lembre-se sempre de que a comunicação é baseada em três fatores fundamentais: palavra, tom de voz e atitude. Considerando esse conceito, apresente aos alunos palavras que estabeleçam um diálogo simples, direto, amistoso e produtivo. Explique também quais tons vocais devam ser empregados de acordo com o tipo de atendimento. Mas, o mais importante é que você ressalte aos alunos que um bom telefonista precisa transmitir atitude para quem está do outro lado da linha. Quem está sendo atendido deve perceber que o telefonista está trabalhando para atendê-lo da melhor forma possível.

4. A destreza e a boa memória devem ser aprimoradas

Quem compromete-se em fazer um treinamento correto para telefonistas precisa investir em atividades que envolvam oralidade, expressividade e memorização. Então, não hesite em elaborar exercícios com trava-línguas e dinâmicas que estimulem a memorização.

Criando situações práticas da rotina de trabalho, os alunos conseguem treinar a comunicação e, ao mesmo tempo, pensar em soluções imediatas para questões que surjam durante o trabalho.

5. Incentive o aprimoramento profissional

Há quem acredite que o crescimento profissional de um telefonista seja limitado. Por outro lado, é preciso enxergar a profissão como a possibilidade de agregar conhecimentos novos. Se você deseja fazer um treinamento correto para telefonistas, incentive os alunos a fazerem cursos de capacitação voltados para a estruturação da linguagem e para a comunicação como um todo. Aprendendo novo idiomas, por exemplo, o telefonista abre uma porta para que a empresa em que ele trabalha se comunique com variados públicos.

Onde encontrar telefonistas eficientes?

Atenta às questões acima tratadas, a Whitening Multiserviços é uma empresa que visa fazer um treinamento correto para telefonistas. Atendendo ao RJ e Grande RJ, somos uma firma de limpeza RJ que se destaca por também oferecer uma excelente terceirização do trabalho de telefonistas. Acompanhe-nos em nosso blog e saiba mais sobre esse e demais serviços que oferecemos!

 

Veja também:
limpeza de escritórios
empresas de limpeza RJ
limpeza e conservação RJ