24Jul
Garçons

4 Dicas de etiqueta para garçons

O bom atendimento deve fazer parte de qualquer negócio, mas em restaurantes o atendimento é a primeira impressão e um dos fatores primordiais para definir se o cliente voltará ou não ao estabelecimento. Algumas regras de etiqueta para garçons devem ser definidas para que ele torne a experiência do público agradável.

Por ser quem representa uma determinada marca a um cliente e ser a ponte de relacionamento durante todo o tempo em que o cliente permanece em um restaurante, o garçom deve ter uma apresentação pessoal impecável. A maneira com a qual ele se apresenta representa seu nível técnico, sua capacidade profissional e o porte da empresa na qual ele trabalha. Para evitar problemas em seu estabelecimento, a Whitening Multiserviços te apresenta algumas regras de etiqueta para garçons, que devem ser postas em prática. Confira!

Definindo as regras de etiqueta para garçons

Apesar de estar incluso na etiqueta para garçons ser cortês, existe uma medida certa para isso. Evite perguntas que questionem como a pessoa está, sobre seus interesses pessoais, ou qualquer outro assunto que leve a clientela a iniciar um diálogo. Prefira expressões simples e clássicas como “com licença”, “obrigado” e “boa tarde”, sempre de maneira receptiva e atenciosa.

é fundamental etiqueta para garçons

Uniforme

As peças e componentes dos uniformes de garçons e garçonetes são extremamente importantes na apresentação pessoal dos profissionais, por isso, devem ser confeccionados em tecidos de boa qualidade, padronizados quanto a cor, modelo e tecido e precisam estar constantemente higienizados, segundo a etiqueta para garçons.
Os sapatos precisam ser confortáveis e possuir solado de borracha para evitar ruídos e deslizamentos, uma vez que eles trabalham boa parte do tempo em pé. Além disso, precisam estar sempre limpos e engraxados.

Postura

O primeiro contato dos clientes ao entrar em um restaurante é com os garçons, por isso, é necessário que eles mantenham-se em uma posição disponível para atender os clientes, numa postura ereta, mas à vontade, evitando reuniões ou conversas em voz alta e acolhendo atenciosamente os clientes que chegam, segundo a etiqueta para garçons.

Hábitos

De acordo com a etiqueta para garçons, esses profissionais não podem comer, beber ou
fumar durante o atendimento aos clientes; devem evitar enxugar o rosto ou com as mãos ou com guardanapo na frente dos clientes; devem estar sempre alertas para atender os clientes e manter-se bem humorados, com bom equilíbrio emocional, evitando irritações fáceis.

Higiene pessoal

Os dentes possuem importância fundamental na apresentação pessoal do garçom, portanto, precisam se manter em perfeitas condições de higiene e aparência, segundo a etiqueta para garçons.

As mãos devem estar absolutamente limpas; para isso, é necessário lavá-las com a maior frequência possível. As unhas precisam estar sempre aparadas e limpas. O cabelo do garçom deve apresentar-se curto, limpo e penteado; o rosto, sempre limpo, sem aparência de suor, e bem barbeado. As mulheres devem manter os cabelos presos em coque. Em certos casos, dependendo das característica da empresa, as garçonetes devem usar rede de proteção de cabelo e touca.

Quanto ao rosto, as mulheres podem usar maquiagem em tons suaves, sempre de acordo com os padrões da empresa.

Se você está buscando por profissionais que atendam todas as regras de etiqueta para garçons, mas não possui o tempo necessário para treiná-los, conte com a Whitening Multiserviços. Atuando há 10 anos no setor de terceirização do RJ, contamos com profissionais altamente capacitados e preparados para trabalhar no seu restaurante. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços.

 

Links úteis: