Como manter o porcelanato limpo e conservado

Como manter o porcelanato limpo e conservado

  • 18 de abril de 2017
  • Dicas

O piso de porcelanato ganhou força na escolha dos consumidores, principalmente por ser resistente à abrasão, ter alta durabilidade e pela sua variedade de tons e texturas. Além disso, o porcelanato conquista pela elegância e modernidade que proporciona aos ambientes. A versatilidade também é um ponto que faz os consumidores se sentirem atraídos pelo porcelanato, uma vez que o revestimento pode ser instalado em pisos e paredes.
Mas, depois que você escolhe esse material como revestimento, eis que surge a dúvida: como manter o porcelanato limpo? Depois de manchado, existe solução? Iremos te esclarecer essas e outras dúvidas através deste artigo. Confira!

Tipos de porcelanato

Polido

O porcelanato polido é aquele que possui a superfície lisa e polida, o que garante um brilho extraordinário para os ambientes. É ideal para áreas internas, como salas e quartos.

Acetinado

O porcelanato acetinado possui um acabamento fosco, além de facilitar a limpeza e apresentar maior resistência que o porcelanato polido. Por não ser tão frágil quanto o polido, ele se torna ideal para garagens, salões de festa, empresas e áreas com grande movimentação de pessoas.

Rústico

O porcelanato rústico tem características antiderrapantes e é indicado para áreas com grande umidade, como decks, jardins, ao redor de piscinas, banheiros e cozinhas.

Dicas de como manter o porcelanato limpo e com cara de novo

Maneiras de manter o porcelanato limpo

Para manter o porcelanato limpo, o ideal é que os cuidados comecem logo após o assentamento, pois a impressão que se tem nessa fase é que o porcelanato está manchado e sem brilho. Pensando nisso, uma limpeza pós-obra deve ser feita. Vale ressaltar que a limpeza pós-obra precisa ser executada meia hora depois da aplicação do porcelanato.
Para manter o porcelanato limpo depois da obra é necessário remover a película que se forma sobre o revestimento, com a ajuda de um pano seco. Depois disso, é necessário usar uma esponja macia umedecida com água limpa, higienizando todo o revestimento, com o fim de evitar manchas e opacidade. Tenha cuidado para não molhar demais a superfície!

Fique atento aos rejuntes

Para manter o porcelanato limpo e com cara de novo, pense não apenas no porcelanato, mas também no rejunte. Caso o porcelanato não seja polido, você pode usar soluções específicas para a limpeza de rejuntes uma semana após o assentamento. Esses produtos precisam ser diluídos em água e aplicados com a face amarela da esponja. Depois que a solução foi aplicada, deixe agir por 10 minutos, enxágue e espere secar. Se o porcelanato for polido, você pode passar sabão cremoso sobre o rejunte.

Limpeza diária

Para manter o porcelanato limpo diariamente, o indicado é varrer a superfície usando uma vassoura de pelo. Aspirar também é uma alternativa para quem opta pela praticidade. Depois da primeira etapa, passe um pano molhado com detergente neutro e espere o chão secar naturalmente.

Meu piso de porcelanato está manchado! E agora?

Mesmo tendo todo um cuidado para manter o porcelanato limpo, algumas manchas podem aparecer. Mas, se isso acontecer, não se desespere. Sempre que uma substância cair no porcelanato, limpe-a o mais rápido possível para evitar o aparecimento de manchas. Evite derramar líquidos como:
· removedor de esmalte;
· produtos com flúor;
· limpa alumínios;
· ácidos.

Dicas extras

· Limpe o porcelanato regularmente usando detergente neutro e água. A medida é uma colher de detergente para cada cinco litros d’água.
· Impermeabilizantes devem ser aplicados apenas em porcelanatos que não possuem camada de brilho.
· Não use ceras em porcelanatos.
· Não use escovas, água sanitária, ácidos ou soda cáustica, pois isso danifica o porcelanato.
· Jamais misture produtos químicos na limpeza de porcelanatos.

A melhor maneira de manter o porcelanato limpo é através da terceirização de serviços. A contratação de uma empresa de limpeza, como o da Whitening Multiserviços, irá te ajudar a solucionar pequenos problemas do dia a dia. Você vai poder contar com profissionais capacitados, que sabem exatamente quais produtos usar na limpeza do porcelanato. Entre em contato conosco e consulte os nossos serviços.

Links úteis:
firma de limpeza;
limpeza de escritórios.